Por France Presse


Um grupo armado líbio afirmou neste sábado (10) ter libertado Saif al-Islam (44), o filho mais velho e mais conhecido do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, em um comunicado publicado em sua página no Facebook e confirmado pela rede saudita al-Arabiya.

Saif al-Islam Kadhafi — Foto: AP Photo

A "Brigada Abu Bakr al-Sadiq", um dos grupos armados que controla a cidade de Zenten (170 km ao sudoeste da capital Trípoli), afirmou que Saif al-Islam foi libertado na sexta-feira à noite, "correspondendo ao 14º do mês do Ramadã", em aplicação de uma anistia promulgada pelo Parlamento de Tobruk, situado na região da Cirenaica, no leste do país.

Segundo a al-Arabiya, Saif al-Islam já teria chegado na cidade oriental de Beida.

Saif al-Islam passou seis anos preso, após ter sido capturado durante a rebelião de 2011 que levou a queda do regime de Kadafi. No começo de junho um tribunal da região de Zenten tinha ordenado sua libertação. Em 2015 Saif al-Islam foi condenado a morte, mas a pena nunca foi aplicada.

O filho de Kadhafi está ainda sujeito a um mandado de prisão internacional por crimes contra a humanidade, relativo às atrocidades cometidas liderando as forças do governo durante os oito meses da rebelião contra o ex-ditador líbio, em 2011. Entretanto, seja o governo líbio situado em Trípoli que aquele de Tobruk rejeitaram entregá-lo à Corte Penal Internacional de Haia, reivindicando o direito de processa-lo.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1