Blogue do WhatsApp
Leve as suas conversas consigo
As suas mensagens do WhatsApp vão consigo. É por isso que as suas mensagens do WhatsApp pessoais são protegidas por encriptação ponto a ponto e que disponibilizamos formas de as fazer desaparecer automaticamente das suas conversas.
Uma das funcionalidades mais pedidas foi a de tornar possível transferir o histórico de conversas de um sistema operativo para outro quando troca de telemóvel. Trabalhámos em conjunto com fabricantes de sistemas operativos e dispositivos para desenvolver esta funcionalidade de um modo seguro e fiável.
Estamos entusiasmados por podermos começar a implementar a capacidade para mover o seu histórico do WhatsApp de iOS para Android. Tal será possível sem que as suas mensagens sejam enviadas para o WhatsApp durante este processo e inclui mensagens de voz, fotos e vídeos. Para começar, esta funcionalidade está disponível em qualquer dispositivo Samsung com o Android 10 ou superior e estará disponível em breve em mais dispositivos Android.
Quando configurar um novo dispositivo, terá a opção de transferir as suas conversas do dispositivo antigo para o novo de forma segura. Este processo requer a utilização de um cabo USB-C para Lightning. Pode encontrar mais informações aqui.
Este é apenas o começo. Esperamos em breve poder disponibilizar esta opção para que mais pessoas possam trocar de plataforma conforme necessitem e levar consigo as suas conversas de forma segura.
2 de setembro de 2021
Tweet
Fotos e vídeos de visualização única no WhatsApp
Embora as fotos e os vídeos do nosso telemóvel sejam uma parte importante das nossas vidas, nem tudo o que partilhamos tem de se tornar um registo digital permanente. Em muitos telemóveis, tirar uma foto representa espaço que será ocupado para sempre no inventário da câmara.
Por essa razão, estamos hoje a implementar a nova funcionalidade de fotos e vídeos de visualização única, que desaparecem da conversa após terem sido abertas, dando aos utilizadores ainda mais controlo sobre a sua privacidade.
Por exemplo, pode enviar uma foto de visualização única de roupas que está a experimentar numa loja, uma reação rápida ou informação sensível como uma palavra-passe de Wi-Fi.
Tal como todas as mensagens que envia no WhatsApp, os ficheiros de visualização única são protegidos por encriptação ponto a ponto, ou seja, o WhatsApp não os consegue ver. Estes ficheiros serão também claramente assinalados com um novo ícone de visualização única.
Após o ficheiro ter sido visualizado, a mensagem irá aparecer como "aberta" para evitar qualquer confusão sobre o que estava a acontecer na conversa naquele momento.
Vamos lançar a funcionalidade para todos a partir desta semana e esperamos ter a vossa opinião sobre esta nova forma de enviar ficheiros privados e que desaparecem.
Pode ler mais sobre como experimentar esta funcionalidade aqui.
3 de agosto de 2021
Tweet
Nunca mais perca uma chamada de grupo
Numa época em que muitos de nós estamos separados, não há nada melhor do que estarmos juntos numa chamada de grupo com amigos e familiares, e nada pior do que nos apercebermos de que perdemos um momento especial.
À medida que a popularidade das chamadas de grupo continua a crescer, temos vindo a trabalhar para melhorar a experiência dos nossos utilizadores, naturalmente, sem deixar de proporcionar a segurança e a privacidade da encriptação ponto a ponto.
Hoje, apresentamos a capacidade de participar numa chamada de grupo, mesmo depois de esta já ter começado. A possibilidade de participar nas chamadas depois de estas começarem reduz a pressão de atender uma chamada de grupo quando esta começa e proporciona às chamadas de grupo no WhatsApp a espontaneidade e a facilidade das conversas presenciais.
Algumas das melhores conversas acontecem quando menos se espera. Agora, se alguém no seu grupo perde uma chamada quando o telemóvel toca, pode ainda assim participar quando quiser. Pode também sair e voltar a participar, desde que a chamada se encontre em curso.
Criámos ainda um ecrã com detalhes da chamada que lhe permite ver quem já está a participar na conversa e quem foi convidado, mas ainda não está a participar. Se clicar em "ignorar", pode participar mais tarde a partir do separador Chamadas no WhatsApp.
Esta funcionalidade estará disponível a partir de hoje e esperamos que as pessoas aproveitem ao máximo a nova experiência.
Pode obter mais informações sobre como a experimentar aqui.
19 de julho de 2021
Tweet
CDC Spanish Language Vaccine Finder on WhatsApp
We’re honored by the opportunity to support the U.S. government’s sprint to get more Americans vaccinated for COVID-19 before the July 4 holiday, or as soon as they are able to do so.
People of all backgrounds rely on WhatsApp, though we know WhatsApp plays a particularly strong role with Spanish speaking communities in the United States. This new Spanish-language vaccine finder the CDC developed makes it easy to find a location to get the shot, order a free ride to get there, and get information.
It’s amazing what can be done with just a simple text messaging service. Throughout the last year we’ve worked with over 150 governments and health organizations, like WHO and now the CDC, to help counter misinformation, provide updates, and get people vaccinated to end this pandemic. Please help us spread the word to someone you know by tapping https://wa.me/18336361122?text=hola​.
Localizador de vacunas de los CDC en WhatsApp disponible en español
Es un honor para nosotros tener la oportunidad de apoyar al gobierno de Estados Unidos en su carrera por lograr que una mayor parte de la ciudadanía se vacune contra el COVID-19 antes de la celebración del 4 de julio, o tan pronto como les sea posible.
Si bien personas de todos los orígenes confían en WhatsApp, sabemos que esta aplicación juega un papel particularmente importante en la comunidad hispanohablante de Estados Unidos. Con el nuevo localizador de vacunas que desarrollaron los Centros para el Control y la Prevención de Enfermedades (CDC, por sus siglas en inglés) y que está disponible en español, será más fácil buscar un lugar donde vacunarse, solicitar un traslado gratuito al centro de vacunación y recibir información.
Es increíble lo que se puede lograr con un simple servicio de mensajería de texto. Durante el último año, trabajamos con más de 150 gobiernos y organizaciones de salud, como la Organización Mundial de la Salud (OMS) y ahora los CDC, para ayudar a contrarrestar la desinformación, ofrecer actualizaciones y lograr que las personas se vacunen para terminar con esta pandemia. Por favor, visita el siguiente enlace y ayúdanos a difundir el mensaje entre tus contactos: https://wa.me/18336361122?text=hola​.
June 21, 2021
Tweet
Novas experiências para mensagens empresariais mais rápidas e mais simples
Num momento em que cada vez mais pessoas comunicam com empresas no WhatsApp, anunciamos hoje atualizações à API do WhatsApp Business no F8 Refresh que permitirão às empresas começar a utilizar o serviço mais rapidamente e simplificarão a comunicação entre pessoas e empresas.
Começar a utilizar o WhatsApp mais rapidamente
Reduzimos o tempo de arranque das empresas de semanas para apenas cinco minutos. Independentemente de a empresa querer trabalhar com um fornecedor de soluções empresariais ou obter apoio direto do Facebook no futuro, estas melhorias permitirão a mais empresas de média e grande dimensão manter conversas com clientes no WhatsApp de forma mais simples.
Receber informações adicionais de empresas
À medida que cada vez mais empresas utilizam o WhatsApp, estamos a melhorar a forma como estas comunicam com os seus clientes. Por exemplo, muitas vezes as empresas estavam limitadas ao envio de notificações atempadas, o que dificultava um acompanhamento dos clientes após um período de 24 horas. A partir de agora, iremos suportar mais tipos de mensagens para informar as pessoas de que um artigo está novamente disponível, por exemplo. Vimos também como as atualizações periódicas das autoridades de saúde sobre a resposta à pandemia têm sido úteis e queremos disponibilizar este serviço a mais tipos de conversas.
Novas formas de responder a empresas
Estamos ainda a implementar novas funcionalidades de mensagens que podem ajudar a agilizar os negócios entre pessoas e empresas. As novas listas de mensagens dispõem de um menu com até 10 opções para que as pessoas já não tenham de digitar uma resposta. Os botões de resposta permitirão às pessoas escolher, rapidamente, entre três opções com um simples toque que uma empresa pode configurar antecipadamente na sua conta da API do WhatsApp Business.
Como sempre, as pessoas continuam a controlar as suas conversas. As pessoas ainda têm de iniciar as conversas ou solicitar às empresas para serem contactadas via WhatsApp. Com estas atualizações, oferecemos também novas formas de as pessoas darem opiniões mais detalhadas acerca da sua experiência se tiverem motivos para bloquear uma empresa.
Queremos que o WhatsApp seja a forma mais prática e pessoal de ligação entre pessoas e empresas, e estamos entusiasmados com estas novas experiências que estamos a criar para melhorar o envio de mensagens empresariais.
2 de junho de 2021
Tweet
Vacinas para todos: pacote de figurinhas e canais de apoio à vacinação
O WhatsApp tem o orgulho de anunciar, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um novo pacote de figurinhas chamado "Vaccines for All" (Vacinas para todos). Esperamos que estas figurinhas ofereçam um modo divertido e criativo de expressar não só a alegria, o alívio e a esperança com as possibilidades trazidas pelas vacinas contra a COVID-19, mas também a gratidão aos profissionais de saúde, verdadeiros heróis que continuam trabalhando para salvar vidas durante estes tempos difíceis. Tudo isso com a privacidade de sempre do WhatsApp.
Desde o início da pandemia, firmamos parcerias com mais de 150 governos municipais, estaduais e federais, além de organizações, como a OMS e a UNICEF, para oferecer canais de apoio sobre a COVID-19 e conectar nossos mais de dois bilhões de usuários a recursos e informações precisas. No último ano, mais de três bilhões de mensagens foram enviadas por meio destes canais.
Com a pandemia entrando em uma nova fase em muitos países, os governos estão usando os canais de apoio para se conectar diretamente com os cidadãos, oferecendo informações precisas e agendamento para a vacina em países como Indonésia, África do Sul, Argentina, Brasil e Índia. Na Indonésia, 500 mil trabalhadores da área de saúde se cadastraram para tomar a vacina nos primeiros cinco dias deste serviço.
Queremos ajudar os governos e as organizações internacionais a alcançar o maior número possível de pessoas ao redor do mundo com informações e serviços ligados à vacinação, especialmente pessoas em locais de difícil acesso ou pertencentes a grupos marginalizados. Além disso, dispensamos as taxas normalmente cobradas para o envio de mensagens por meio da API do WhatsApp Business.
À medida que voltamos lentamente a nos reunir em pessoa, em alguns países, esperamos que todos continuem usando o WhatsApp para compartilhar seus pensamentos, experiências e esperanças com familiares e amigos próximos.
O pacote de figurinhas "Vaccines for All" já está disponível no WhatsApp.
6 de abril de 2021
Tweet
Chamadas seguras e privadas no app do WhatsApp para computador
Temos o prazer de anunciar que as chamadas de voz e de vídeo para conversas individuais já estão disponíveis no app do WhatsApp para computador, com segurança e privacidade para todos.
No ano passado, observamos um aumento significativo no número de chamadas no WhatsApp, especialmente para chamadas de longa duração. No Réveillon de 2021, batemos um novo recorde com 1,4 bilhão de chamadas de voz e de vídeo feitas em um só dia. Com tantas pessoas distantes de seus entes queridos e se adaptando a novas maneiras de trabalhar, queremos que as conversas no WhatsApp sejam cada vez mais similares às conversas que temos pessoalmente, independentemente de onde você está ou do aparelho que usa.
Esse novo recurso facilita as conversas com seus colegas de trabalho e permite que você veja sua família com mais clareza em uma janela maior e que você se mova mais facilmente enquanto fala. Para mais praticidade, a janela das chamadas de vídeo funciona nos modos paisagem e retrato, pode ser redimensionada de acordo com sua preferência e está configurada para ficar sempre em primeiro plano em relação às outras janelas na tela do seu computador para que você não perca nenhuma ligação.
As chamadas de voz e de vídeo no WhatsApp são protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Isso significa que o WhatsApp não pode ler nem ouvir as chamadas feitas no seu celular ou no seu computador. No momento, disponibilizamos as chamadas somente para conversas individuais no app do WhatsApp para computador para que possamos garantir uma experiência confiável e de alta qualidade. Futuramente, vamos disponibilizá-las para conversas em grupo também.
Esperamos que todos aproveitem as chamadas no computador para conversar com amigos e familiares com privacidade e segurança. Para saber mais sobre as chamadas no WhatsApp para computador, inclusive como baixar o app para Windows e Mac, leia este artigo.
4 de março de 2021
Tweet
Mais informações acerca de nossa atualização
Hoje, vamos partilhar os planos atualizados que preparámos relativamente à forma como iremos solicitar aos utilizadores para reverem os nossos Termos de Serviço e Política de Privacidade. Temos assistido à divulgação de inúmeras informações erróneas sobre esta atualização, pelo que continuamos fortemente empenhados em esclarecer qualquer confusão.
Lembre-se de que estamos a criar novas formas de comprar e conversar totalmente opcionais com uma empresa no WhatsApp. As mensagens pessoais serão sempre encriptadas ponto a ponto, pelo que o WhatsApp não pode lê-las nem ouvi-las.
Ponderámos seriamente sobre o que poderíamos ter feito melhor neste âmbito. Queremos que todos conheçam o nosso historial de defesa da encriptação ponto a ponto e que confiem no nosso empenho em proteger a privacidade e segurança das pessoas. Atualmente, estamos a utilizar a nossa funcionalidade Estado para partilharmos os nossos valores e atualizações diretamente no WhatsApp. Vamos continuar a não olhar a esforços para transmitirmos a nossa mensagem da forma mais esclarecida possível.
Nas próximas semanas, vamos apresentar uma faixa no WhatsApp com mais informações que as pessoas podem ler quando lhes for mais conveniente. Também incluímos mais informações numa tentativa de dar resposta aos receios que têm chegado ao nosso conhecimento. Por fim, iremos alertar as pessoas para a necessidade de reverem e aceitarem estas atualizações de modo a poderem continuar a utilizar o WhatsApp.
Também consideramos ser importante informar as pessoas sobre como podemos disponibilizar gratuitamente o WhatsApp. Todos os dias, milhões de pessoas iniciam uma conversa no WhatsApp com uma empresa porque é mais fácil do que fazer uma chamada telefónica ou trocar e-mails. Cobramos às empresas os serviços de apoio ao cliente que prestam no WhatsApp e não às pessoas. Algumas funcionalidades de compra envolvem uma interação com o Facebook para que as empresas possam gerir os respetivos stocks entre aplicações. Apresentamos mais informações diretamente no WhatsApp para que as pessoas possam escolher se querem ou não interagir com as empresas.
Durante este período, compreendemos que algumas pessoas possam querer experimentar outras aplicações para tentar perceber o que estas têm para oferecer. Temos vistos alguns dos nossos concorrentes afirmar impunemente que não podem ver as mensagens das pessoas. Se uma aplicação não oferecer encriptação ponto a ponto como predefinição, significa que podem ler as suas mensagens. Outras aplicações afirmam ser melhores porque sabem muito menos informações do que o WhatsApp. Acreditamos que as pessoas procuram aplicações que sejam fiáveis e seguras, mesmo que tal implique permitir o acesso do WhatsApp a alguns dados limitados. Esforçamo-nos ao máximo por tomar decisões criteriosamente ponderadas e continuaremos a desenvolver novas formas de cumprirmos estas responsabilidades com menos informações e não mais.
Estamos profundamente gratos a todos os que nos ajudaram a resolver estes problemas e estamos disponíveis para esclarecer qualquer questão que possa surgir. Ainda temos muito para oferecer em 2021 e estamos ansiosos por partilhar mais novidades nas semanas e nos meses vindouros.
18 de fevereiro de 2021
Tweet
Prolongamos a data de aceitação da atualização da Política de Privacidade
Como recebemos muitas perguntas em relação à recente atualização da nossa Política de Privacidade e percebemos que a disseminação de notícias incorretas causou muita preocupação a várias pessoas, gostaríamos de ajudar a todos a entender nossos princípios e as informações corretas sobre essa atualização.
O WhatsApp foi desenvolvido com base em uma ideia simples: tudo o que você compartilha com seus amigos e familiares fica só entre vocês. Suas conversas pessoais estão sempre protegidas com a criptografia de ponta a ponta, o que significa que essas conversas são privadas, e que o WhatsApp e o Facebook não podem ler nem ouvi-las. Por essa razão, não mantemos o registro das pessoas para as quais você ligou ou enviou mensagens. Além disso, não compartilhamos seus contatos com o Facebook e não podemos ver a localização que você compartilhou nas conversas.
Com essa atualização, esses princípios continuarão exatamente iguais. Contudo, a atualização inclui novas opções que as pessoas terão ao conversar com empresas no WhatsApp e aumentará a transparência sobre a coleta e o uso de dados. Nem todas as pessoas usam o WhatsApp para fazer compras diretamente com empresas, mas acreditamos que, futuramente, mais pessoas escolherão fazê-lo. Por isso, é importante para nós que as pessoas estejam cientes desses serviços, e reafirmamos que essa atualização não aumenta a possibilidade de compartilharmos dados com o Facebook.
Assim, decidimos prolongar o prazo no qual as pessoas deverão revisar e aceitar os termos atualizados. Ninguém terá a conta suspensa ou apagada em 8 de fevereiro de 2021. Também faremos um trabalho intenso para esclarecer todas as informações incorretas sobre como a privacidade e a segurança funcionam no WhatsApp. Por isso, daremos mais tempo para que todas as pessoas possam revisar nossa política antes de 15 de maio de 2021, data em que as novas opções comerciais ficarão disponíveis.
O WhatsApp ajudou a levar a criptografia de ponta a ponta para o mundo todo e é nosso compromisso defender essa tecnologia de segurança neste momento e no futuro. Agradecemos a todos que entraram em contato conosco e a todas as pessoas que ajudaram a disseminar as informações corretas para conter os rumores. Continuaremos trabalhando com todo empenho para que o WhatsApp seja a melhor maneira das pessoas se comunicarem com privacidade.
15 de janeiro de 2021
Tweet
Novo recurso carrinho facilita compras pelo WhatsApp
O WhatsApp está rapidamente se tornando um espaço onde empresas podem administrar vendas e conversar com seus clientes sobre produtos e serviços. Com o catálogo, os clientes podem conferir a disponibilidade de produtos e serviços, enquanto as empresas podem organizar estrategicamente as conversas com base em itens específicos. O uso do WhatsApp para fins comerciais cresce a cada dia, e queremos facilitar ainda mais essa experiência para empresas e clientes.
Hoje temos o prazer de anunciar o lançamento do recurso carrinho no WhatsApp. O carrinho é uma ótima alternativa para clientes enviarem seus pedidos a empresas que vendem vários itens, como restaurantes ou lojas de roupas. Com o carrinho, as pessoas podem explorar o catálogo, selecionar diversos itens e enviar o pedido por mensagem para a empresa. Essa nova experiência de compra e venda simplificará o controle de perguntas sobre pedidos, o gerenciamento de solicitações e o fechamento de vendas.
O restaurante Rancho do Peixe, em Brumadinho (MG), teve acesso antecipado ao carrinho no WhatsApp e confirmou que o fechamento das vendas é muito mais eficiente quando os clientes enviam por mensagem um carrinho com os itens que eles desejam comprar.
Usar o carrinho é muito fácil! Abra o catálogo para encontrar os itens que você deseja comprar e toque em “Adicionar ao carrinho”. Assim que todos os itens forem adicionados ao carrinho, envie-o à empresa por mensagem. Para saber mais sobre como usar o carrinho, leia este artigo.
O recurso carrinho está disponível em todo o mundo a partir de hoje, bem a tempo para as compras de fim de ano. Boas compras no WhatsApp!
8 de dezembro de 2020
Tweet
PÁGINA SEGUINTE
2021 © WhatsApp LLC
Privacidade e Termos
DescarregarFuncionalidadesSegurançaCentro de ajudaContacte-nos