Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP/NWO 2021 – "Produção sustentável de biomassa para a bioeconomia"

Orientações aos proponentes do estado de São Paulo


Lançamento da Chamada

19 de abril de 2021

Data limite de submissão:

21 de setembro de 2021

Modalidade de apoio – FAPESP:

Jovem Pesquisador e Projeto Temático

Duração dos projetos:

60 meses

Elegibilidade:

Conforme modalidade de apoio escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória. Data limite: 31 de agosto (item 5.1.4)

Submissão:

As propostas devem ser submetidas à NWO através do ISAAC e à FAPESP através do SAGe (Item 4.2)

Contatos:

NWO: Marije Severs – Brazil‐MF@nwo.nl
FAPESP: chamada-nwo@fapesp.br


Chamada de Propostas na NWO: www.nwo.nl/en/calls/cooperation-brazil-netherlands

1. Introdução

Muitos desafios sociais são complexos e inter-relacionados. Para resolvê-los é necessário colaboração, flexibilidade e criatividade para alcançar resultados eficazes ​​e, ao mesmo tempo, sustentáveis.

Esta chamada visa financiar pesquisa que gere conhecimento e soluções inovadoras com alto impacto científico e na sociedade, ao mesmo tempo que fortalece a cooperação entre pesquisadores do estado de São Paulo, Brasil, e dos Países Baixos por meio do financiamento de projetos de pesquisa conjuntos. Esta colaboração já tem uma longa história de sucesso e impacto. Dado o foco desta chamada em desenvolver soluções com aplicabilidade prática, os grupos de pesquisa envolvidos deverão juntar esforços a parceiros de organizações sociais públicas, ou privadas.

Os projetos, com foco interdisciplinar, devem encontrar contextos e apresentar soluções que funcionem ou que tenham o potencial para funcionar em ambientes específicos, a fim de desenhar ações que se encaixem nas configurações de outras paisagens. Levando em consideração todas as demandas concorrentes, as soluções devem versar sobre o uso sustentável da paisagem que combine uma gama de funções e demandas. Isso vai exigir uma abordagem em vários níveis (ou seja, campo/fazenda; paisagem; nível nacional) e multidisciplinar (ciências naturais e ciências sociais) para que se chegue a essas soluções abrangentes. Parte do projeto deve ser uma análise aprofundada do estudo de caso que resulte no desenvolvimento de transferência do conhecimento.

Os projetos podem incluir a produção sustentável de uma ampla gama de fontes de biomassa para diferentes formas. As fontes de biomassa podem variar entre plantações, silvicultura, produção pecuária, agricultura e resíduos florestais e as aplicações de alimentos e rações para fibras (incluindo blocos de construção químicos) e energia.

2. Áreas do conhecimento

2.1. A Chamada FAPESP/NWO receberá propostas nas áreas temáticas indicadas na Chamada Completa em inglês, item 2.1, e de forma simplificada elencadas abaixo:

a) Desenvolvimento de novas/melhores plantações;

b) Gestão de agrossistemas;

c) Métodos de plantação e manejo agrícola com o intuito de melhorar a sustentabilidade econômica, social e ambiental;

d) Impacto social e econômico que resulte em mais empregos locais e valor agregado para as comunidades, pequenas fazendas e pequenas indústrias;

e) Soluções que, pelo menos, mantenham e, de preferência, melhorem a biodiversidade e a saúde ambiental.

2.2. Os projetos devem explicar de forma clara o planejamento para o uso sustentável da paisagem (quais são as intervenções de governança da paisagem necessárias em nível local, paisagístico e regional e o que e quem é necessário para implementá-los com sucesso?).

3. Especificidades do Projeto

Dentro do orçamento disponibilizado, a FAPESP e a NWO pretendem financiar dois projetos colaborativos de 5 anos de duração, de acordo com as condições e nas modalidades de apoio especificadas abaixo.

3.1. Abordagem de pesquisa integrada e co-criação

3.1.1. Os desafios abordados nesta chamada são inter-relacionados e multidisciplinares. Alcançar o impacto desejado requer uma abordagem holística que abrange toda a cadeia de pesquisa e inovação. Os consórcios (pesquisadores + parceiros) devem cruzar limites disciplinares científicos (interdisciplinaridade) e integrar cientistas e profissionais (transdisciplinaridade). A pesquisa deve concentrar-se em toda a cadeia de conhecimento, da pesquisa fundamental à pesquisa aplicada e prática.

3.1.2. A proposta em si deve ser caracterizada por perspectivas integradas. Deve evoluir em um processo de co-criação com diferentes parceiros: pesquisadores de ambos os países e parceiros sociais devem estar ativamente envolvidos em todo o projeto, da definição à condução da pesquisa, bem como na comunicação do progresso e dos resultados, a fim de produzir benefícios mútuos. Será valorizada a integração e síntese de várias fontes de conhecimento para criar novos conhecimentos, assim como a criação de relações de conhecimento de longo prazo para conferir sustentabilidade aos resultados do projeto.

3.2. Plano de Impacto

3.2.1. A pesquisa deve ter relevância e potencial de impacto além do mundo acadêmico: por exemplo, nos domínios social, técnico, econômico ou cultural. É por isso que, além de ter um parceiro social ou empresarial dentro do consórcio, este deve considerar como as partes interessadas podem estar envolvidas ou se beneficiar da concepção e realização do projeto de pesquisa proposto.

3.2.2. Especificamente, a proposta deve incluir um Plano de Impacto que estabeleça o potencial de impacto da pesquisa proposta e indique como as abordagens para alcançar esse impacto serão integradas no projeto de pesquisa e conduzidas pelo consórcio em engajamento com usuários finais, como profissionais, formuladores de políticas e indústria. Mais detalhes sobre o Plano de Impacto e sua elaboração podem ser encontrados na Chamada Completa em inglês, item 2.1 e serão discutidos em webinário (em inglês) a ser anunciado após o lançamento desta Chamada de Propostas.

3.3. Colaboração internacional

3.3.1. As propostas devem ser caracterizadas por parceria equilibrada e colaboração duradoura entre os parceiros brasileiros e holandeses. A cooperação interinstitucional e o intercâmbio frequente entre os parceiros, incluindo por meio de visitas, são elementos importantes para alcançar este objetivo.

a) Especificamente, os projetos devem organizar de uma a quatro visitas de pesquisa para pesquisadores seniores e juniores. Essas visitas devem ter um mínimo de três meses para cada aluno de doutorado e/ou pesquisador de pós-doutorado, e um mínimo de três semanas para cada pesquisador sênior.

3.4. Monitoramento e avaliação dos projetos

Com o objetivo de fortalecer a colaboração entre os projetos que serão contemplados nessa Chamada, a FAPESP e a NWO convidarão as duas equipes de pesquisa (de ambos os países) para participar de 3 reuniões de avaliação ao longo dos 5 anos de execução do projeto. Por essa razão, é obrigatório que o orçamento proposto garanta a participação dos pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais a estas reuniões. Note que as reuniões poderão acontecer tanto no estado de São Paulo quanto nos Países Baixos.

4. Modalidades de apoio

4.1. A NWO disponibilizará um orçamento de € 1.4 milhões para esta chamada e a FAPESP compromete-se a financiar propostas conforme respectiva modalidade de apoio (Auxílio Temático ou Jovem Pesquisador).

4.2. As propostas submetidas à FAPESP nesta chamada deverão seguir as normas e orientações (incluindo aquelas relacionadas a elegibilidade dos proponentes) das modalidades:

a) Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático: Esta modalidade pode financiar projetos por 60 meses. O orçamento proposto pode incluir equipamentos, serviços, despesas de viagem e as seguintes modalidades de bolsas: Pós-Doutorado, Doutorado Direto, Iniciação Científica, Treinamento Técnico, Jornalismo Científico, Participação em Curso ou Estágio Técnico e Aperfeiçoamento Pedagógico/Ensino Público. Aplicam-se todas as regras da modalidade, encontradas em https://fapesp.br/tematico.

b) Auxílio à Pesquisa - Jovem Pesquisador: Esta modalidade pode financiar projetos por 60 meses. A solicitação pode incluir equipamentos, serviços, despesas de viagem e as seguintes bolsas: Mestrado, Doutorado Direto, Iniciação Científica, Treinamento Técnico, Jornalismo Científico, Participação em Cursos e Aperfeiçoamento Pedagógico/Ensino Público. Aplicam-se todas as regras da modalidade, encontradas em https://fapesp.br/jp.

5. Orientações aos interessados em submeter propostas

5.1. Consulta de elegibilidade

5.1.1. Pesquisadores do estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada, devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP por e-mail (ver 5.1.5) a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

5.1.2. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas nesta Chamada.

5.1.3. Os proponentes considerados elegíveis receberão da FAPESP uma Carta de Elegibilidade, que deverá ser anexada quando da submissão da proposta completa no SAGe. A Carta de Elegibilidade emitida em resposta a esta consulta é válida somente para esta Chamada de Propostas.

5.1.4. Atenção: Consultas de elegibilidade serão respondidas em até 20 dias. Considerando o referido prazo, bem como o deadline da chamada (21 de setembro de 2021), nenhuma consulta enviada após o dia 31 de agosto de 2021 será respondida.

5.1.5. As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-nwo@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

a) Súmula Curricular do Pesquisador do estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em https://fapesp.br/6351);

b) Nome dos Pesquisadores Parceiros e suas respectivas Instituições de vínculo;

c) Título, resumo, modalidade de apoio e duração da proposta a ser submetida;

d) Orçamento total estimado a ser solicitado para FAPESP;

e) Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do estado de São Paulo (horas/semana).

5.2. Instruções para a preparação das propostas de pesquisa

5.2.1. Além das diretrizes dispostas nesta Chamada FAPESP-NWO, os pesquisadores do estado de São Paulo deverão seguir as normas e orientações desta Fundação para a submissão de propostas nas modalidades descritas no item 4 acima.

5.2.2. Cada proposta deverá envolver ao menos dois pesquisadores elegíveis, sendo um do estado de São Paulo e um dos Países Baixos.

5.2.3. As propostas devem ser elaboradas conjuntamente pelos pesquisadores das duas partes e devem indicar a sinergia resultante da parceria entre as equipes dos dois países. Espera-se que as atividades de pesquisa sejam realizadas em ambos os lados, incluindo o intercâmbio de pesquisadores, e que o projeto e a contribuição intelectual sejam equilibrados entre São Paulo e Países Baixos.

5.2.4. A data limite para submissão de propostas à FAPESP e no portal da NWO é 21 de setembro de 2021 (FAPESP, até as 23h59 no fuso horário de Brasília; NWO, até as 14h no fuso horário dos Países Baixos) .

5.2.5. Cada proposta deverá ser submetida à FAPESP pelo pesquisador do estado de São Paulo e à NWO pelo pesquisador dos Países Baixos.

5.3. Submissão

5.3.1. A FAPESP só aceitará propostas apresentadas via SAGe.

5.3.2. Todos os documentos obrigatórios solicitados pelo SAGe devem ser enviados no momento da submissão da proposta.

5.3.3. Após a data limite para a submissão (Item 5.2.4), nenhuma proposta será aceita, nem qualquer adendo ou esclarecimento a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pela NWO.

5.3.4. As propostas que não estejam em conformidade com as especificações declaradas nesta Chamada serão consideradas inelegíveis. Propostas que sejam enviadas com anexos sem assinaturas, que não respeitem os modelos solicitados pela FAPESP e pela NWO ou com documentos faltantes serão devolvidas, podendo ser submetidas novamente até a data limite de submissão.

5.3.5. O caminho específico para esta Chamada no SAGe é:

Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + NWO – Netherlands Organization for Scientific Research > + NWO - Projeto Temático> + Chamada de Propostas (2021);

OU

Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + NWO – Netherlands Organization for Scientific Research > + NWO – Jovem Pesquisador> + Chamada de Propostas (2021).

5.3.6. O pesquisador dos Países Baixos deve estar cadastrado na plataforma SAGe antes de poder ser escolhido como “pesquisador parceiro estrangeiro” na proposta. Isso deve ser feito por ele na versão em inglês do SAGe, escolhendo a opção “Not Registered?”. Apenas os campos marcados com “ * ” são de preenchimento obrigatório.

5.3.7. Submissões para a NWO: A proposta deve ser submetida pelo pesquisador dos Países Baixos conforme formulário específico através do portal da NWO (ISAAC).

6. Propriedade Intelectual

6.1. Em caso de aprovação da proposta, um Termo de Compromisso (ou “Acordo de Consórcio”) deverá ser firmado entre as Instituições participantes da propostas, incluindo a Instituição de vínculo do pesquisador dos Países Baixos e a Instituição Sede do pesquisador no estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos autorais e de propriedade intelectual, publicações, de produtos advindos do projeto, utilização do conhecimento, e temas como pagamentos, relatórios parciais e finais e confidencialidade serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Um formato específico para este acordo será fornecido pela NWO no link www.nwo.nl/en/calls/cooperation-brazil-netherlands.

6.2. Ademais, o documento deve tratar sobre a governança do consórcio, finanças e, se aplicável, conhecimento básico a ser contribuído, responsabilidade, disputas e compartilhamento de informações dentro consórcio. A iniciativa para celebração deste Acordo será dos Pesquisadores Responsáveis dos dois países.

6.3. Informações detalhadas sobre o documento, com requerimentos da NWO, podem ser encontradas na Chamada Completa em inglês, item 3.5.6.

7. Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: chamada-nwo@fapesp.br

NWO: Marije Severs, Brazil‐MF@nwo.nl