Direto de Brasília

Linha do tempo: Carlos Monforte apresenta o Bom Dia Brasil

Linha do tempo: Carlos Monforte apresenta o Bom Dia Brasil

Mais informação logo no começo da sua manhã – no dia 3 de janeiro de 1983, foi ao ar a primeira edição do Bom Dia Brasil, telejornal matutino da TV Globo. Inicialmente apresentado de Brasília pelo jornalista Carlos Monforte, o Bom Dia tinha meia hora de duração.

Em sua estreia, o foco do jornal era o noticiário econômico e político, além de entrevistas e análises de comentaristas. Criado para ser um jornal formador de ideias e opinião, o Bom Dia tinha como objetivo mostrar os bastidores da capital federal.

Nova fase

Linha do tempo: Renato Machado e a nova fase do Bom Dia Brasil

Linha do tempo: Renato Machado e a nova fase do Bom Dia Brasil

Em 1996, o Bom Dia Brasil entra numa nova fase com a chegada do jornalista Renato Machado, também editor-chefe. De Brasília, de onde era originalmente fechado, o jornal passa, então, a ser ancorado do Rio de Janeiro, contando com entradas ao vivo de Brasília e de São Paulo.

O jornal ganha um formato mais próximo de revista, com espaço para outras editorias, como moda, culinária e cultura. Os comentários sobre economia e política ganharam destaque em uma hora de duração – 30 minutos a mais do que antes.

Com mais entradas ao vivo, as demais capitais também ampliaram a participação no novo formato do programa. O tom informal foi realçado pelos apresentadores do Bom Dia, dando mais espontaneidade ao telejornal matinal da Globo.

Renato e Renata

Linha do tempo: Renato Machado e Renata Vasconcellos estreiam cenário novo

Linha do tempo: Renato Machado e Renata Vasconcellos estreiam cenário novo

Renato Machado divide a bancada com a jornalista e editora Renata Vasconcellos. O Bom Dia conta ainda com as participações quase diárias de Alexandre Garcia com o comentário político e Miriam Leitão, analisando o cenário econômico nacional e mundial. Zileide Silva dá as informações direto de Brasília. Carla Vilhena faz a ponte Rio-São Paulo.

Novidades em 2011

Chico Pinheiro divide bancada com Renata Vasconcellos

Chico Pinheiro divide bancada com Renata Vasconcellos

Depois de 15 anos como apresentador e editor-chefe, Renato Machado se despede da bancada para ser correspondente em Londres e comentarista de notícias internacionais.

Chico Pinheiro estreia no programa, dividindo a apresentação com Renata Vasconcellos.

O cenário também fica mais moderno e interativo para levar até você as primeiras notícias do dia com ainda mais dinamismo.

Ana e Chico

Renata Vasconcellos se despede do Bom Dia Brasil

Renata Vasconcellos se despede do Bom Dia Brasil

Renata Vasconcellos deixa a bancada do Bom Dia Brasil em setembro de 2013 depois de 11 anos à frente do telejornal matinal.

A nova companheira de Chico Pinheiro é Ana Paula Araújo, que apresentava o telejornal local carioca RJTV, sendo conhecida por conduzir grandes coberturas ao vivo, como a ocupação policial no Complexo do Alemão, em 2010.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você