Rodeio de Jaguariúna 2021

Por g1 Campinas e Região


Jovem diz ter sido estuprada no Rodeio de Jaguariúna e faz relato em redes sociais

Jovem diz ter sido estuprada no Rodeio de Jaguariúna e faz relato em redes sociais

A organização do Jaguariúna Rodeo Festival informou na tarde desta quarta-feira (1º) que analisa imagens das 53 câmeras espalhadas pelo local da festa para reconstituir o episódio narrado pela influenciadora digital Franciane Andrade, de 23 anos, que denunciou à Polícia Civil ter sido dopada e estuprada na madrugada de domingo (28).

O delegado que apura o caso, Erivan Vera Cruz, afirmou à reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, que as imagens do circuito de segurança serão requisitadas.

Íntegra da nota divulgada pela organização:

A organização do Jaguariúna Rodeo Festival informa que está em contato com a jovem Franciane Andrade e sua família desde ontem por volta de 18:30 para prestar todo o suporte necessário neste momento difícil assim que soube do ocorrido, por meio das redes sociais.

Toda a operação do evento neste momento está voltada para o esclarecimento do episódio relatado por Franciane e para a busca de elementos que ajudem as autoridades policiais a encontrarem os responsáveis pelo ocorrido.

O departamento jurídico do JRF e as autoridades competentes realizam uma operação de busca nos registros de imagem de todas as 53 câmeras espalhadas pelo recinto para que se possa reconstituir o episódio e identificar os culpados.

O evento esclarece ainda que possui um efetivo de mais de 400 seguranças treinados e com registro na Polícia Federal para preservar a integridade dos clientes.

O JRF lamenta profundamente o ocorrido e presta solidariedade à Franciane, amigos e familiares. A organização reafirma seu compromisso com o bem-estar do público e repudia qualquer forma de abuso e discriminação, dentro ou fora dos eventos que realiza.

Entenda a denúncia de estupro no rodeio de Jaguariúna (veja vídeo abaixo).

Entenda a denúncia de estupro no rodeio de Jaguariúna

Entenda a denúncia de estupro no rodeio de Jaguariúna

O caso

Segundo o boletim de ocorrência, registrado na terça-feira (30), o crime ocorreu entre a noite de sábado (27) e a madrugada de domingo (28).

Franciane afirmou que estava na companhia de amigos na festa, bebendo, e que não sabe o que ocorreu depois. Disse aos policiais apenas que acordou em uma rotatória próximo ao local do evento.

Ela também compartilhou o story de uma amiga que relatou que algo foi colocado no copo da influenciadora. A estudante tem 137 mil seguidores no Instagram. O g1 tentou contato com ela por telefone e rede social, mas não houve retorno até a publicação.

LEIA MAIS

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que caso foi registrado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Mogi Guaçu (SP) e posteriormente encaminhado para a Delegacia de Jaguariúna, onde as investigações prosseguem e um inquérito foi aberto para apuração de estupro.

"Diligências estão em andamento para esclarecer os fatos. Outros detalhes não podem ser divulgados devido à natureza do crime", informou a SSP. O caso será investigado em segredo de justiça.

Franciane Andrade relatou ter sido estuprada durante festa no rodeio de Jaguariúna — Foto: Reprodução/Instagram

Sentiu dores após a festa

A jovem relatou, ainda durante a noite de terça, ter sentido dores e procurou atendimento médico. Foi quando exames apontaram a suspeita de estupro.

"Que dor que eu estou sentindo. Inconsciente, sem ver quem era. [...] Eu paguei um dos camarotes mais caros para ter segurança, aí acontece isso e ninguém me ajudou. Nenhum segurança me ajudou, ninguém".

Ainda no Instagram, Franciane disse que precisou tomar, na Santa Casa de Mogi Guaçu, um coquetel de medicamentos contra doenças sexualmente transmissíveis.

Franciane Andrade, estudante de 23 anos, relatou ter sido estuprada no rodeio de Jaguariúna — Foto: Reprodução/Instagram

Depoimento de 3 horas

Na manhã desta quarta-feira (1), a jovem esteve na DDM de Mogi Guaçu. Ela foi ouvida no fim da manhã durante três horas.

A DDM também confirmou que foi feito exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, mas não deu detalhes.

2ª noite do rodeio de Jaguariúna 2021 — Foto: Júlio César Costa/g1

VÍDEOS: destaques da região de Campinas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!