pt.m.wikipedia.org
Ajuda:Usando o Wayback Machine
O Wayback Machine é uma ferramenta de mirroring de páginas que pode ser usado para citar cópias arquivadas de referências de artigos. Isso é útil se uma página da web foi alterada, movida ou desapareceu; links para o conteúdo original podem ser mantidos.
Os editores são incentivados a adicionar um link de arquivo dentro de cada citação ou enviar a URL referenciada para arquivamento no momento em que cada citação é criada ou atualizada. Novos URLs adicionados aos artigos são geralmente arquivados automaticamente por um bot.
Visite o formulário da web em https://web.archive.org/​, digite o URL original da página da web de seu interesse na caixa de pesquisa "Wayback Machine" e selecione BROWSE HISTORY . A próxima tela pode:
  • redirecionar para a cópia arquivada mais recente
  • mostrar uma caixa na parte inferior da página com um link convidando o usuário a salvar a página no Wayback Machine
  • mostrar um calendário listando as datas do instantâneo de todas as cópias arquivadas dessa página
  • mostrar uma mensagem de erro explicando por que a página não pode ser arquivada.
Em resumo, este é o código que precisa ser adicionado a um template ou semelhante:
<ref>{{citar ... <!--REFERÊNCIA ATUAL--> |​arquivourl​=​https​://​web​.​archive​.​org​/​web​/<​date​>/​http​://​www​.​exemplo​.​com |​arquivodata​=<​DATA​> |​url​-​status​=​dead​}}​</ref>
Formatos de URL
Um link para o Wayback Machine geralmente começa com https://web.archive.org/web/ seguido por um único asterisco ou uma referência de data e hora de 14 dígitos, depois uma barra e, finalmente, o URL da página web original.
Pedido inicial
O exemplo a seguir geralmente mostra um calendário vinculado a todas as cópias arquivadas da página principal de índice da Wikipedia.
https://web.archive.org/​web​/​*​/http://en.wikipedia.org/
Use o formato de URL acima para descobrir até que ponto a página solicitada foi arquivada. Clique em uma das datas destacadas para selecionar a cópia arquivada específica.
É possível restringir a solicitação, fornecendo um código de data com menos de 14 dígitos seguido por * (no exemplo a seguir, apenas snapshots arquivados correspondentes a dezembro de 2005):
https://web.archive.org/​web​/​200512*​/http://www.wikipedia.org/
Se a página da web em questão ainda não tiver sido arquivada, uma caixa aparecerá perto da parte inferior da página com um link convidando o usuário a salvar a página no Wayback Machine. Clicar neste botão chama uma solicitação para
https://web.archive.org/​save​/http://www.wikipedia.org/
O URL acima mostrará a versão atual da página da web solicitada e iniciará o processo que tentará arquivar a página da web. Se for bem sucedida, a cópia arquivada ficará disponível imediatamente após a conclusão do processo.
Para algumas páginas solicitadas, o Wayback Machine retornará uma mensagem de erro explicando o motivo pelo qual essa página específica não foi e/ou não pode ser arquivada. Nesses casos, tente um serviço de arquivamento diferente, como o WebCite.
Cópia de arquivo específico
Depois que a página da web for arquivada, cada arquivo poderá ser solicitado individualmente, usando o formato mostrado abaixo.
O exemplo a seguir vincula a cópia arquivada da página de índice principal da Wikipédia exatamente como apareceu em 30 de setembro de 2002 às 12:35:25 PM no fuso horário UTC . O formato de data e hora é AAAAMMDDhhmmss:
https://web.archive.org/​web​/​20020930123525​/http://www.wikipedia.org/
Use o formato acima para vincular diretamente a uma cópia específica do arquivo.
Adicionar um asterisco imediatamente após a data (ou no seu lugar) é uma maneira rápida de mostrar a exibição do calendário de todas as cópias arquivadas.
Os seguintes sinalizadores podem ser anexados ao campo datetime para modificar o formato em que o conteúdo arquivado é exibido [1] [2] :
Dependendo das circunstâncias em que as imagens da página foram arquivadas, a renderização dessas páginas pode não ser consistente; portanto, é recomendável que os sinalizadores sejam testados antes de serem incorporados aos documentos da Wikipédia. O formato de data e hora é AAAAMMDDhhmmss, seguido por um sinalizador de formatação opcional, como os acima.
Removendo a barra de ferramentas de navegação
Normalmente, ao exibir uma página da Web arquivada, o Wayback Machine reescreverá partes do código subjacente (como referências de CSS / imagem), a fim de fazer com que a página pareça o mais semelhante possível à aparência no momento em que a página foi arquivada. Por padrão, ele também adicionará uma barra de ferramentas de navegação. Esta barra de ferramentas é indesejável para links para uma cópia arquivada conhecida específica da página.
O id_ foi previamente recomendado para retornar a página exatamente como foi arquivada, sem a barra de ferramentas. Infelizmente, muitas páginas serão renderizadas incorretamente com esse sinalizador porque as referências de imagem / CSS não são corrigidas para usar cópias arquivadas desses recursos.
Uma opção melhor é o if_, que omite a barra de ferramentas, porém ainda fixa as referências. Isso fará com que a página renderizada seja a mais semelhante possível à página da web original.
Por exemplo, aqui está uma postagem arquivada discutindo o id_. Este é um link normal para o Wayback Machine, que é renderizado com a barra de ferramentas de navegação:
https://web.archive.org/web/20130806040521/http://faq.web.archive.org/page-without-wayback-code/
Aqui está a mesma página arquivada, com o id_ adicionado ao link. Isso não inclui a barra de ferramentas, mas agora a página é renderizada incorretamente devido às referências quebradas:
https://web.archive.org/web/20130806040521​id_​/http://faq.web.archive.org/page-without-wayback-code/
Finalmente, aqui está a mesma página arquivada, com o if_. Isso renderiza perfeitamente, sem a barra de ferramentas:
https://web.archive.org/web/20130806040521​if_​/http://faq.web.archive.org/page-without-wayback-code/
Como esta é a reprodução mais fiel da página original, use o if_ para obter links para cópias de arquivo específicas.
Última cópia do arquivo
O próximo exemplo vincula-se à versão mais atual da página arquivada.
https://web.archive.org/​web​/http://www.wikipedia.org/
O uso do formato acima é desencorajado. A solicitação é redirecionada para o URL de formato longo, incluindo carimbo de data e hora de 14 dígitos, para a cópia mais recente do archive, anulando assim o propósito de usar o archive para vincular diretamente a uma versão antiga específica da página.
Da mesma forma, um URL de arquivo semelhante, mas com o número 1000 vinculado à cópia de arquivo mais antiga.
https://web.archive.org/​web/1000​/http://www.wikipedia.org/
Veja também: Dicas e sugestões avançadas sobre localizador de URL - Internet Archive
Limitações
Antes de outubro de 2013, passavam-se semanas ou meses para que uma cópia arquivada de uma página da web estivesse disponível. Atualmente, uma solicitação para arquivar uma página da web específica é acionada imediatamente e o resultado geralmente é disponibilizado em minutos.
Usando o template webarchive
{{webarchive}}
é uma maneira fácil de criar links muito básicos para o Wayback Machine (ou outro serviço de arquivamento). Normalmente, não é usado para citações, pois não inclui informações como autor, data e publicação, mas pode ser útil para links sem citação. No editoria HTML, use os parâmetros |url=, |title= e |date= para especificar o URL, título e data do arquivo. Por exemplo:
{{webarchive |url=https://web.archive.org/web/20010727112808/http://www.wikipedia.org/ |date=27 de julho de 2001 |title=Wikipedia }}
Wikipédia no Wayback Machine (arquivado 27 de julho de 2001)
Sem a data incluída:
{{webarchive |url=https://web.archive.org/web/*/http://www.wikipedia.org/ |date=* |title=Wikipedia }}
Consulte a documentação do
{{webarchive}}
para opções adicionais.
Trabalhando com modelos de citação
{{citation}}
, assim como todos os modelos do Citation Style 1 suportam o parâmetro |archive-url= (Observe que o |archive-date= também é necessário). Outros modelos de citação também podem suportar |archive-url= - veja a documentação deles.
Ver também
Ajuda: Arquivar uma fonte
Documentos
Ferramentas
Referências
  1. «Wayback Administrator Manual». Internet Archive. Cópia arquivada em 20 de janeiro de 2014
  2. «How can I view a page without the Wayback code in it?». Internet Archive. Cópia arquivada em 6 de agosto de 2013
Última edição a 18 de abril de 2021, às 16h51min
Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 3.0, salvo indicação em contrário.
Política de privacidade
Condições de utilização
Versão desktop
 Início Aleatório  Aqui perto  Entrar  Definições  Donativos  Sobre a Wikipédia  Avisos gerais
LínguaVigiarEditar