Wikipédia:Predefinições de testes e exemplos para testes
Atalho: WP:TESTCASES

As predefinições são uma ferramenta muito poderosa do MediaWiki, mas é muito fácil cometer erros, mesmo sendo um usuário mais experiente. Por este motivo, as predefinições mais complexas devem vir acompanhadas de uma página para testes e alguns exemplos para testes para prevenir bugs.
Em que tipo de predefinições isto deve ser usado?
É recomendado usar o padrão de exemplos para testes nas predefinições que utilizam ParserFunctions e que geram resultados bastante diferentes dependendo dos parâmetros que são passados, ou que têm muitos casos em um operador #switch.
Para as caixas de navegação cujo resultado é quase sempre o mesmo em cada página que as utiliza, o benefício pode não valer o esforço e o tempo adicional de se criarem os exemplos para testes.
É claro que toda predefinição que seja incluída em milhares de páginas deve ser testada antes de se fazer uma edição.
Como criar as subpáginas /Testes e /Exemplos para testes
  1. Suponha que a sua predefinição se chama Predefinição:X. Crie uma subpágina chamada Predefinição:X/Testes​. Se a predefinição principal estiver utilizando a predefinição
    {{Documentação}}
    , pode fazer isso a partir do link que aparece na parte inferior da caixa de documentação azul. Outra alternativa é digitar o nome no campo de pesquisa, ou diretamente na barra de URL do seu navegador. Note que apenas a primeira letra de "Testes" está em maiúscula.
  2. Copie todo o conteúdo da predefinição principal, incluindo os elementos <noinclude> e a predefinição
    , se estiver presente, cole-o na janela de edição da subpágina de testes, e salve a página. Seu sumário de edição deverá ser algo como "criação da versão de testes da Predefinição:X"
    Nota: se você utilizar o link para "espelho" na parte inferior da baixa de documentação azul, elementos como <noinclude>, e o seu conteúdo, ficarão faltando. É melhor simplesmente copiar e colar manualmente.
  3. Crie outra subpágina com o nome Predefinição:X/Exemplos para testes.
  4. Coloque a predefiniçãono topo da página, inclua alguns exemplos para testes (ver abaixo) e salve a página.
  5. Insira o seu código experimental na Predefinição:X/Testes​. Para testar o seu código, salve a página, e vá para a página de exemplos para testes. Frequentemente você precisará purgar a página /Exemplos para testes para ver resultados atualizados; há um link para isso na predefinição
    {{Aviso para a página de exemplos de uma predefinição}}
    . Depois de purgar a página, compare os resultados da predefinição principal com os da versão de testes, e se tudo estiver correto, pode atualizar a predefinição principal. No entanto, esteja ciente de que podem estar faltando alguns testes e de que alguns códigos só podem ser testados em certos domínios ou certas páginas.
Como usar as páginas posteriormente
Se você prefere não comparar o resultado novo com o antigo como foi descrito anteriormente, é recomendado que você use um navegador que possua abas e abrir a subpágina com os exemplos antes de alterar a página de testes da predefinição, e outra depois de alterar a página de testes. Isto o ajudará a se certificar de que as mudanças estão sendo comparadas adequadamente.
Exemplos
Teste com outros usuários -
{{test-mode}}
Se você estiver satisfeito com as alterações que fez na versão de testes, e com o que os exemplos para testes mostram, você pode considerar
{{test-mode}}
. Isso permitirá que vários usuários naveguem pelas páginas da Wikipédia com a versão de testes de sua predefinição, e ainda assim não afetar ninguém mais que esteja exibindo tais páginas.
Ver também
Última edição a 18 de junho de 2019, às 17h43min
Wikipédia
Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 3.0, salvo indicação em contrário.
Política de privacidade
Condições de utilização
Versão desktop
 Início Aleatório  Aqui perto  Entrar  Definições  Donativos  Sobre a Wikipédia  Avisos gerais
LínguaVigiarEditar