Comunicado do BCE

Frankfurt, 5 de Outubro de 2007
Resultados do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito na área do euro realizado em Outubro de 2007

(Tradução da responsabilidade do Banco de Portugal)

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje um relatório sobre os resultados do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito na área do euro, realizado em Outubro de 2007. O inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito foi desenvolvido pelo Eurosistema com o objectivo de melhorar a compreensão sobre o comportamento do crédito bancário na área do euro.

O inquérito é realizado quatro vezes por ano, normalmente no início de cada trimestre. Contudo, a realização do inquérito de Outubro de 2007 foi antecipada em cerca de um mês, a fim de proporcionar informações adicionais destinadas ao acompanhamento da evolução actual dos mercados de crédito. O inquérito incluiu igualmente um conjunto de perguntas ad-hoc no sentido de determinar a forma como as tensões nas obrigações hipotecárias sub-prime norte-americanas e a sua repercussão nos mercados de crédito estruturado nas últimas semanas afectaram os critérios aplicados pelos bancos à concessão de empréstimos e linhas de crédito a empresas, bem como de empréstimos às famílias na área do euro. A data limite para a recepção de dados dos bancos que participaram no inquérito foi 27 de Setembro de 2007.

O relatório encontra-se disponível no site do BCE na Internet em http://www.ecb.int, na secção “Statistics”, em “Money, banking and financial markets”/“Bank lending survey”.

 

Banco Central Europeu
Direcção de Comunicação – Divisão de Imprensa e Informação
Kaiserstrasse 29, D-60311 Frankfurt am Main
Tel.: 0049 69 1344 7455, Fax: 0049 69 1344 7404
Internet: http://www.ecb.europa.eu
Reprodução permitida, desde que a fonte esteja identificada.