Ir para conteúdo



O Globo

Economia


Edição digitalEdição digital No celularNo celular No e-mailNo e-mail



DÓLAR
  • Hora18h40m
  • Compra1,6180
  • Venda1,6200
Enviado por Míriam Leitão -
02.05.2011
|
14h23m
NA CBN

Morte de Bin Laden fortalece Obama, mas aumenta incerteza

Com a morte de Osama Bin Laden, aumenta a incerteza geopolítica no mundo, porque pode desencadear reações. O ambiente já era tenso; o momento no Oriente Médio e no Norte da África é de transição.

Este é um ano intenso de mudanças, de fatos que mexem com todos os setores, refletindo no preço do petróleo e das commodities. Hoje, o preço do petróleo voltou a subir, há mais tensão no curto prazo, sem data para acabar. Por outro lado, a morte de Bin Laden traz para os EUA uma ideia de que se fez vingança, fortalece Obama no período pré-eleitoral, mas aumenta o medo de um atentado.

A oposição no Paquistão sempre alertou que Osama estava lá, mas o presidente dizia que não. O país é supostamente aliado naquela região tão cheia de conflitos e incertezas.

E ele não estava esncondido em caverna, mas em uma cidade de porte médio. O chefe da oposição aldiz que os EUA precisam desestruturar do ponto de vista financeiro e organizacional a al-Qaeda, e não achar que o problema já está resolvido.

Outra coisa para se avaliar é como ele se transformou em Osama Bin Laden. Esses episódios mostram como os EUA tomam, às vezes, decisões insensatas, como a de apoiar por muito tempo ditadores como Mubarak. A Arábia Saudita, de onde saiu Osama, é o país mais aliado dos EUA. Se for possível sonhar com a paz na região, que seja uma paz democrática, como imaginávamos no começo do ano, com os movimentos pró-liberdade. É uma região com muitos barris, não só de petróleo, mas de pólvora também.

Ouçam aqui o comentário na CBN