Pesquisa

O Que Acha que Devíamos Incluir para Melhorar o Site da Diocese?
 
Home
Bem Vindos ao Site Da Diocese de Tete
CELEBRANDO O ANO DA FÉ NA DIOCESE DE TETE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 07 Setembro 2012 20:36

SENHOR, AUMENTAI A NOSSA FÉ

(Lc 17, 5.6)



DIOCESE DE TETE: CELEBRANDO O ANO DIOCESANO DA FÉ



O ANO 2012-2013, O PRIMEIRO ANO DO TRIÉNIO 2012-2015, É O ANO DA FÉ NA IGREJA UNIVERSAL E NA DIOCESE DE TETE

Lema do triénio 2012-2015: "De mãos dadas por uma diocese unida em cristo, promovamos a reconciliação, a justiça, a paz e o desenvolvimento humano integral à luz do evangelho da vida" (cf. Jo 10,10).

Lema deste Ano Pastoral: "Senhor, aumentai a nossa fé!" (Lc 17,5)

Actividades que estão a ser realizadas no âmbito do ano da fé:

1- Primeira peregrinação mariana à Paróquia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Zobwe nos dias 8-9 de Dezembro. Este acontecimento foi marcado por duas situações ambivalentes: um de alegria (a recepção do sacramento do crisma por parte de quase 200 fiéis) e outro de profunda tristeza (o falecimento do padre Manuel Catonda da família saleziana, filho desta paróquia).

2- No dia 16 de Dezembro (terceiro Domingo do Advento), no pavilhão Dom Bosco, procedeu-se a abertura do ano juvenil a nível da Diocese de Tete. O acto começou com uma palestra subordinada ao tema "Carta Apostólica Porta Fidei de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, para o Ano da Fé: sua inserção na juventude cristã de hoje". O tema foi proferido pelo Padre Elton João Laissone, Coordenador do SECAP, em substituição de Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio, Bispo e Pastor da Diocese.

3- Dias 20-25 de Maio: Semana Social no Ano da Fé. Iremos reflectir sobre os desafios da vivência da fé no contexto de Tete sob o tema: Viver e celebrar a fé como compromisso com a Reconciliação, a Justiça, a Paz e o Desenvolvimento Humano Integral numa sociedade em profundas mudanças.

4- Meados do mês de Junho e todo o mês de Julho: nos sábados e/ou domingos, sessão de filmes nas paróquias da cidade (Changara, Moatize, Boroma, São José, São Pedro, Matundo e Catedral). Os filmes terão conteúdos ligados à fé.

5- Dias 28-29 de Setembro: Realização do final do concurso dos grupos corais.

6- Dia 20 de Outubro: concurso em regiões pastorais para adolescentes e jovens sobre temas relacionados com a fé.

7- Dia 24 de Novembro: A grande solenidade de Encerramento do Ano da Fé. Na tarde do mesmo dia, festival juvenil (poesia, teatro, dança, música, desenho e pintura) na Catedral. Os três grupos vencedores dos corais também farão parte neste festival.

8- No âmbito da comemoração do dia do Estudante Universitário (17 de Novembro): palestras em torno de temas ligadas à relação entre a Fé e a Razão, promovidas pelo Núcleo da Pastoral Universitária da Universidade Católica de Moçambique: data ainda por marcar.

9- Datas ao critério das comissões paroquais (ou regionais) das famílias e os movimentos laicais: Em regiões pastorais ou paróquias, realizar uma semana (ou jornadas) de reflexão e de formação sobre temas ligadas à vivência da fé na vida familiar e laical.

10- As regiões, paróquias, comunidades e núcleos, no âmbito das orientações da Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé da Congregação para a Doutrina da Fé, promovam diferentes eventos (palestras, encontros de formação, vigílias, e eventos criativos) inspirados nos Documentos do Vaticano II, no Catecismo da Igraja Católica, nas Opções e Directivas Pastorais da nossa Diocese e na Carta pastoral Senhor, aumentai a nossa fé! para a vivência intensa deste Ano da Fé.

11- Temos sinais visíveis: o logotipo, a capulana já a venda, o folheto, etc.

Pe. Elton João C. Laissone

O Coordenador do SECAP

Actualizado em Segunda, 10 Junho 2013 20:48