Opinião

02/11 03:10

Fomos confrontados com um anunciado corte na área de Educação, no próximo Orçamento de Estado para 2015, de mais de 700M€. O Ministro já veio afirmar que a contabilização dos anunciados cortes serão apenas de 200M€.

02/11 03:02

Apesar de só o partido comunista ter apresentado propostas de alteração ao Orçamento Retificativo, todos os partidos da Oposição votaram contra o dito.
Isto é, são contra, mas não tinham alternativas pensadas.
Não constitui problema, pois desde 1976 vem sendo assim, o que não impediu, nem impede, a Revolução Tranquila da Madeira.

01/11 03:31

Várias pessoas têm expresso desapontamento pelo facto do Sínodo da Família, recentemente realizado, não ter ido mais longe na expressão de sinais claros de abertura a novas realidades dos contextos em que as famílias hoje existem, argumentando que a Igreja perdeu uma oportunidade de assumir uma mensagem renovada.

01/11 03:16

Morte não é fim, é só ida;
é triste, dá dor, mas é fulgor:
sublime abraço de amor,
momento alegre de Vida,
na verdade de ser criado,
de não cair no nada,
de não seres o dono de ti.
Desvaneces, mas recresces:
no tempo de um ai,
chamado morte de ti,  
num ah!!! de eternidade
teu barro frio faz-se luz.
Acaba a carcaça,
fica corpo de graça.
O pó da condição

01/11 03:01

A apreciação e votação do Orçamento Retificativo para 2014, impediu que ficasse em risco o pagamento de salários a milhares de Madeirenses e Porto-santenses. São dezasseis mil os Trabalhadores da Função Pública que beneficiam das alterações resultantes do Orçamento Retificativo.
Por outro lado, na Região, não se verifica qualquer derrapagem na execução orçamental, prevendo-se saldo positivo no corrente ano.

31/10 03:31

Concluindo o meu texto de ontem sobre o discurso de Cavaco Silva nas comemorações do 5 de Outubro, lembro outras ideias presidenciais expressas no quadro da sugerida reforma do sistema político e eleitoral:

31/10 03:16

Muito raramente leio o diário mais desmentido do Universo.

31/10 03:01

O Sr. Rodrigues, do CDS, sabe que lhe é muito difícil reunir um número bastante de votos que o credite como Presidente do Governo Regional da Madeira.
Também o Sr. Vitor Freitas sabe que lhe será muito complicado reunir o crédito público suficiente para fazer dele Presidente do Governo Regional da Madeira.
Ambos sabem, e sabem-no o CDS e o PS.
Por outro lado, se o PSD cometer esse erro a mando de alguém, os Partidos lá vão admitindo cenários de eleições antecipadas.

30/10 03:31

O Presidente da República proferiu no passado dia 5 de Outubro um discurso que causou algum embaraço e gerou polémica nos círculos políticos. Confesso que fiquei um pouco à margem do tema, porque já não tenho pachorra. Todos querem mudar o sistema político e promover alterações. Mas quando essa mudança e essas alterações colidem com os seus interesses ou colocam em causa expectativas de mandatos, as coisas mudam imediatamente de figura.

30/10 03:16

O armador espanhol ARMAS saiu da Madeira para não perder mais dinheiro com a sua operação. Mantém no seu site o nome de Portugal e da Madeira como portos para onde viaja, num abuso de utilização de imagem incorrecto. Podem os socialistas enxamear a cidade com enormes cartazes demagogos, que não impressionam a esmagadora maioria dos madeirenses.

30/10 03:01

Eu cada vez estou mais maravilhado com certos candidatos a candidatos, leia-se candidato da «Madeira Velha» e seus abre-latas.
Vão negociar um PAEF que está no fim e, agachados a Lisboa, dizem Lhe «impor» soluções!
Vão reduzir a carga fiscal, sem a necessária revisão constitucional que nos permita o sistema fiscal próprio!

29/10 03:31

Finalmente, no caso das autárquicas de 2009, o PS ascendeu a pouco mais de 2 milhões de votos (37,7%) conquistando 132 presidências de Câmaras Municipais. O PSD obteve 1,2 milhões de votos, 23%, 117 presidências de edilidades. A verdade é que em 2009 o PSD e o CDS, coligados entre si, ou juntando-se ou ao MPT ou ao PPM, somaram ainda outros 880 mil votos, 15,8%, correspondentes a 22 presidências de Câmaras Municipais.

29/10 03:16

Os principais canais de comunicação social, historicamente afectos à esquerda política, especialmente ao PS, estão a criar um novo tabu na opinião pública nacional, que é o de que António Costa não tem a obrigação de dizer o que pensa sobre o país nem de explicar quais são os seus planos para a governação, caso seja eleito primeiro-ministro.

29/10 03:01

Aí está!...
Nunca trabalhou tanto na vida, o encarregado de partir tudo e abrir o caminho ao verdadeiro candidato da «Madeira Velha» e da maçonaria.
A verborreia é só numa direcção, agora que contaminado pelas obssessões daqueles a quem se entregou.
Veremos o prémio…
Na Democracia que é imprescindível para a Justiça Social, o homem acha os Partidos coisa secundária!
Claro!... Para voltar o domínio da plutocracia do passado.

28/10 03:31

Já aqui escrevi que a derrota de Seguro nas "primárias" do PS, assentou em três itens distintos mas que foram essenciais ao fracasso:
- uma desajustada e excessiva hipervalorização da figura do simpatizante em detrimento do militante e que poderá ter provocado alguma irritação entre estes;

28/10 03:16

PS/Madeira e diário organizam sexta-feira uma conferência sobre o modelo de transporte marítimo e aéreo para a RAM (Reflexão/Soluções). Os intervenientes cirurgicamente escolhidos são responsáveis.

28/10 03:01

Prova do delírio colectivo com que se pretende enganar e pôr dormente a Opinião Pública, para seu melhor controlo pelos poderes económicos, é a leviandade com que se fala dos transportes.
Promete-se passagens aéreas mais baratas.
Mas como?...
Não estando o centro de decisão sobre o preço, na Madeira, quem vai fazer o “abatimento” e que garantias temos que o seja feito, para além destas “promessas” tipo “bacalhau a pataco”?...

27/10 03:20

Confesso que pensei que o processo eleitoral no PS – as "primárias" – tivessem constituído uma boa ocasião para que as pessoas aprendessem as diversas lições que se podem retirar do processo e entendessem que, em determinados momentos mais polémicos e radicalizados, o que é importante para os eleitores, neste caso dos socialistas, os militantes e os simpatizantes, é aquilo que eles realmente pensam e não o que os protagonistas de qualquer contenda julgam que eles querem ou pensam.

27/10 03:02

A coluna está sujeita a um processo natural de envelhecimento responsável pelo desgaste dos discos, artrose e hipertrofia das articulações intervertebrais e espessamento dos ligamentos. Este processo degenerativo gradual, que pode ser mais rápido ou mais lento, provoca uma diminuição do diâmetro do canal vertebral, originando a estenose lombar. Estima-se que cerca de 10 por cento da população sofra deste problema, que é muito mais frequente depois dos 60 anos de idade.

27/10 03:02

Nunca percebi como é que se faz fortuna na carreira política, dados os ordenados que são praticados em Portugal devido à covardia da «classe política» ante a inveja da praça pública nestas questões.
Mas também não tenho qualquer preconceito em relação a uma pessoa que seja rica, seja empresário, já tenha bastante património, e que opte legitimamente por seguir uma carreira política.
Desde que tal carreira não seja para se servir.

26/10 02:20

É ou não verdade que o nosso País atravessa uma fase terrível da sua existência? É uma tragédia quotidiana que se vive sob o signo do susto económico e financeiro, do desemprego inesperado, das falências em bica, como a água da chuva que caiu no passado domingo. Vivemos em permanente sobressalto, com receio dos ladrões e dos assassinos, alguns desesperados e viciados, que trocam uma vida por uma seringa de droga.

26/10 02:02

Manhã nublada, carregada de nuvens escuras, compactas, de um cinzento negro, amortecendo a claridade solar, simultaneamente amortiçando a atmosfera outonal destes meados de Outubro! O costumeiro quotidiano dos dias que o português se lembrou de baptizar com o prefixo feira, constituindo, vulgarmente, no seu todo, para os contemporâneos, a semana de trabalho.

26/10 02:01

Insensatez, é o que se meteu na cabeça de certos candidatos a candidatos, de que atacar o seu próprio partido e em particular o líder, lhes vai trazer proventos eleitorais internos e que, depois, perante o absurdo de conquistarem a liderança partidária, eventualmente lhes traria os votos do Povo Madeirense.
Por outro lado, o Povo Madeirense é inteligente e repudia os que cospem nos pratos que lhes deram de comer, isto é, os permitiram ser alguém.

25/10 02:31

Existem planos que têm falhas notórias. Ultimamente, o que acontece nesta terra está umbilicalmente ligado à delação. “Tente safar-se e não revele a fonte de informação” caso contrário, está quinado. Este filme é conhecido desde que existe imprensa escrita, radiofónica ou televisiva. Daí que não espante a divisão e a qualidade da informação que distingue os dois jornais diários da rádio e televisão da Madeira.