Página gerada às 12:13h, quinta-feira 10 de Agosto

Angola: Luanda reafirma apoio à causa do povo saarauí

15 de Julho de 2010, 12:00

Luanda, 15 jul (Inforpress) – O Presidente da República Árabe Saarauí Democrática, Mohamed Abdelaziz, obteve do Governo de Luanda o apoio para manter a luta pela autodeterminação durante a visita oficial que hoje termina a Angola.


Mohamed Abdelaziz encontrou-se na quarta feira com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, mas não houve declarações. Hoje, após o encontro entre as delegações dos dois países, a secretária de Estado da Cooperação angolana, Exalgina Gambôa, reafirmou o compromisso do país em apoiar o povo do Saara Ocidental para alcançar a sua auto-determinação.

Exalgina Gamboa afirmou que o Governo de Luanda está disposto a “apoiar o governo do Saara Ocidental para que as distintas resoluções, entre as quais a das Nações Unidas, sejam realmente aplicadas”.

Isto, porque, explicou, a não aplicação das resoluções internacionais está a implicar “prejuízos enormes para o povo saaraui” e, para dar caminho a esta disponibilidade, mais uma vez reafirmada, está a ser preparado um Memorando de Entendimento “para consultas políticas entre os ministérios das Relações Exteriores e, possivelmente, ajudar numa agenda internacional de apoio e solidariedade”.

Exalgina Gambôa realçou o facto de estes países serem membros da União Africana (UA) e existirem laços de amizade bastante antigos.

Por seu lado, o ministro da Cooperação saarauí Baba Salec, sublinhou a amizade e solidariedade entre os dois povos, lembrou que atualmente decorrem negociações entre a Frente Polisario e o Governo de Marrocos sob os auspícios das Nações Unidas para que seja encontrada uma solução para o território.

Na receção de Abdelaziz na Presidência da República foram-lhe prestadas honras militares, tendo ainda passado revista às tropas em parada.

Angola é um dos 85 Estados que a Frente Polisario afirma que reconheceram a RASD e deu-lhe o apoio que lhe permitiu aderir, na década de 1980, à então Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana.

O Saara Ocidental, antiga colónia espanhola, foi anexada totalmente por Marrocos em 1979.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Inforpress/Lusa


Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais